fredag 9 september 2016

O tempo é agora

Vivo em constante busca de identidade. Quero ser eu, mas quem sou EU? Não nasci com um manual de instruções, desta forma vou experimentando formas e situações que me fazem sentir bem comigo mesma.
Tenho procrastinado a escrever por conta de uma desculpa comum: ”Falta de tempo”.
Quando tinha dezesseis anos meu tio me perguntou porque eu não fazia um curso de inglês e respondi que não tinha tempo. Ele me disse: ”Falta de tempo é a desculpa dos que perdem tempo por falta de método”. Todas vezes que preciso abrir a boca para falar inglês sem muito êxito lembro dele (In memoriam).
Deveria sentar e lamentar o tempo perdido, mas tempo é uma coisa que que nunca recuperamos, porém não e pensando nisto que vamos desperdiçar mais tempo ainda. Podemos usar o nosso ”agora” para fazer um novo começo e realizar um novo fim.
Quando falamos de conquista pensamos em algo explendoroso, descobertas, grandes criações, isso não é necessário exatamentee agora, mas se quisermos sermos bom em algo precisamos nos especializar nisto. As coisas podem ir se manifestando sutilmente nas nossas pequenas atitudes e comportamentos diários começando pela nossa casa.
Digo nossa casa, porque uma amiga me sugeriu dar cursos de como monitorar uma casa e outra me deu ideia de escrever ensinando como se organizar dentro de casa conciliando com o trabalho fora dela.
Meu pessimismo me deixou pensar que o curso não passaria de dois ou três dias e a escrita não passaria de dois ou três posts.
Não sei o que isso vai virar, não importa, o que importa é que estou aqui dividindo minhas experiências, mesmo que alguém já tenha escrito sobre isso. A pintura de uma imagem tem detalhes diferentes na visão de diferentes artistas e diferentes perspectivas.
Vamos pintar a nossa tela, dou detalhes e vocês coloquem em suas práticas a cor e o detalhe desejado.
Quando adoslecente minha mãe dizia que uma casa com camas arrumadas e louça limpa tem aparência de casa arrumada, mesmo que não tenhámos feito isso.
Alguns meses atrás ouvi no Rádio sueco que pessoas que tem o costume de arrumar camas depois de levantarem, têm um sono reparador. O primeiro dia pode ser dificil perder cinco minutos para arrumar a cama, mas depois de uma noite reparadora de sono, qualquer um poderá ter êxito.
Meu costume anterior era arrumar cama todos os dias e nos finais de semana, não era uma regra, mas às vezes deixava a cama sem arrumar. Depois de ouvir o rádio resolvi intensificar o que havia aprendido e percebi que ainda acordo no meio da noite, mas o que dormi realmente foi um sono reparador.
Alguns anos perdi o controle da minha vida. Este descontrole começou com uma doença na família, que causou problemas financeiros, que causou o fim de um relacionamento, que causou depressão que causou problemas no trabalho, problemas emocionais, mais problemas financeiros e problemas para manter a higiene de minha casa.
Mal conseguia fazer comida, lavar roupas e estas viraram uma pilha enorme para passar. A falta da máquina de lavar louça que também resolveu parar de funcionar, deixava a pia cheia de louças e horas tortuosas quando tinha que enfrentá-las.
Não queria voltar para casa depois do trabalho, não queria olhar para a casa suja, não queria olhar para a desordem dentro de mim e dirigi sem direção na companhia dos meus pensamentos negativos, da minha baixa estima. E um voz interna gritou dentro de mim. ”Comece pela coisa mais simples, mas recomece.
Fui para casa troquei de roupa e fui lavar a louça - fogão limpo, pia limpa, chão da cozinha limpo e cheiroso, deu uma sensação de bem estar. E às tres horas da manhã quando perdi o sono fui passar roupa, porque era mais fresco. E a medida que os espaços se abriam e ficam limpos, meu lado interno também começou a se reorganizar.
No final da semana com a casa esta organizada tive tempo para pintar o cabelo e fazer unhas. Tive tempo para mim, para me amar, para gostar de mim.
Se você quer ser amado comece a se amar, comece a olhar para si mesmo, se tem alguém que pode fazer algo por você, esse alguém é você mesmo, não espere que alguém te salve, te ajude, te tire do fundo do posso. A gente foi pra lá sozinho e é só agente mesmo que pode sair de lá. Não adianta assumir o papel de vítima e ficar esperando algo a não ser de você mesmo.
Isto está longo e vamos refletir nisto. O tempo é agora.
Tem louça suja? Vá lavar e amanhã volte para ler um novo texto.

Carinhosamente

Gislania Dornelas

Flen, 09/09/2016




Inga kommentarer:

Skicka en kommentar